Tradição, folclore, e preservação da cultura popular. Com esses conceitos, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC), equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), apoia o IV Festival de Caretas Pé de Serra de Barbalha, uma realização do grupo cultural Caretas Pé de Serra, que acontecerá neste sábado, 19/04/2025, às 8h, na Praça Maria do Rosário, no distrito do Caldas.
Dentro da programação do referido festival, o CAMC promoveu oficinas direcionadas para a construção de elementos que são essenciais na celebração da festa. Uma foi de confecção de máscaras e adereços, ministrada por Tiago Sales; e a outra de xilogravura de máscaras, ministrada por Francisco Correia Lima, o Francorli, onde os participantes aprenderam essa técnica e criaram suas próprias obras de arte inspiradas na cultura dos caretas, e em outros temas regionais.
Essas oficinas de máscaras e adereços e de xilogravura são uma forma de preservar e promover essa importante tradição cultural. A culminância destas será no IV Festival de Caretas Pé de Serra de Barbalha, que irá fortalecer a identidade local com cortejos, oficinas, feira de artesanato e apresentações.
Também dentro da programação da festa, será realizada a III Malhação do Judas: o Caldas no resgate a tradição, a partir das 12h, na Praça Maria do Rosário, tradicional movimento que acontece há mais de 50 anos na Vila do Caldas.
Sobre o Mirante do Caldas
Além de ponto turístico, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas é um espaço que promove educação patrimonial, exposições, atividades artísticas, cursos, oficinas e visitas guiadas. Conta ainda com um Centro de Interpretação Histórica e Ambiental, café cultural, borboletário, trilhas com acessibilidade para deficientes visuais e uma vista privilegiada da região do Cariri. O funcionamento é de quarta a domingo, das 9h30 às 17h30.