Entre os espetáculos da Paixão de Cristo e a tradicional Malhação do Judas, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), apoia as ações realizadas durante a Semana Santa. A iniciativa busca manter vivas algumas das tradições mais antigas do calendário cultural do município.
O primeiro espetáculo da Paixão de Cristo acontece nesta quarta-feira, 16 de abril de 2025, e será realizado pela Comunidade Filhos Amados do Céu (FAC). O evento ocorrerá no Ginásio Poliesportivo, a partir das 19h. Para participar, é necessário levar dois quilos de alimentos não perecíveis.
Já na Sexta-feira da Paixão, 18 de abril, será apresentado o segundo espetáculo, desta vez em parceria com a Comunidade JESC. A encenação ocorrerá na Rua Madre Nely Sobreira, esquina com a Rua São José Henrique, no bairro Limoeiro, às 19h. Os interessados em assistir ao evento devem levar um quilo de alimento não perecível.
No sábado, 19 de abril, acontece a tradicional "Malhação do Judas", também às 19h, na Rua Santa Cecília com Alencar Peixoto, no bairro do Socorro. Segundo Cícero Mulato, organizador do evento, o espetáculo está em sua 37ª edição e busca "não deixar cair no esquecimento da população uma tradição tão antiga e simbólica", afirma. O evento é gratuito e realizado pelo Grupo Resgatar.
Os espetáculos representam importantes expressões do patrimônio imaterial brasileiro, reforçando os vínculos entre religiosidade, arte e memória cultural.
Tags
Cariri