Neste domingo de Páscoa, 20 de abril, o município do Crato celebrará a 131ª edição da Festa de Malhação de Judas Iscariotes, uma das manifestações populares mais tradicionais da cidade, realizada desde 1894. O evento acontece na Rua Sagrada Família com Bárbara de Alencar, nas proximidades da sede da Prefeitura.
Organizada pelo grupo “Os Brincantes” da Rua Sagrada Família, a celebração promete manter viva a cultura popular com cortejo, música ao vivo e momentos de grande simbolismo. A programação terá início às 12h30, com a saída do boneco do Judas para um cortejo que percorrerá diversos bairros cratenses. Já a partir das 14h, o público poderá acompanhar shows de forró pé-de-serra no palco montado no largo da Prefeitura, com apresentações de artistas locais como Lú Rodrigues, Negão Cantor, Edson do Acordeon e a banda A Estourada do Cariri.
Este ano, a festa presta homenagem especial ao Mestre Azul, com destaque para as obras de Edilton Gomes, no Museu do Judas Iscariotes.
O encerramento da festa ocorrerá às 22h, com a tradicional leitura do testamento e a simbólica queima do Judas, prática que marca a crítica social e política, e mantém viva a identidade da cultura nordestina.
Tags
Cariri