Magspot Blogger Template

Hospital Regional do Cariri promove atendimento especializado de alta complexidade por meio de Clínica Médica


Aos 79 anos, Antonio Pedro, agricultor aposentado da zona rural do município de Missão Velha (CE), se recupera de uma hemorragia digestiva no Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Juazeiro do Norte. O problema foi causado por uma úlcera gástrica, e o paciente foi transferido para o HRC por necessitar de atendimento especializado.

Antes de chegar à unidade, seu Antonio relata que estava sem vontade de comer, com uma sensação ruim na boca, a pressão baixa, e com as fezes escurecidas. Além disso, também sentia dores e inchaço nas articulações dos pés, o que dificultava que ele caminhasse. “Veio um rapaz aqui e fez fisioterapia, e no outro dia eu andei. Graças a Deus acabaram as dores. Já melhorei muito, minhas fezes clarearam. Faço exame todo dia. Já tomei bolsa de sangue. No momento eu não sinto nada”, conta otimista sobre o tratamento.

Internado em um dos 58 leitos do serviço de Clínica Médica do HRC, ele segue recebendo os cuidados de uma equipe multidisciplinar, formada por médicos especialistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogas e farmacêuticos. Com a constante melhora do quadro clínico, em breve seu Antonio poderá retornar para o convívio dos oito filhos, 24 netos e seis bisnetos.

Atendimento especializado
Casos como o dele são comuns na Clínica Médica do HRC, que é referência no diagnóstico e tratamento de pacientes adultos com doenças clínicas, desde condições agudas até as crônicas. A unidade atende casos de doenças respiratórias graves, como pneumonia; doenças renais, do sistema digestivo e reumatológicas; complicações de diabetes; infecções, entre outras condições de maior complexidade que exigem internação e acompanhamento mais intensivo.

“São casos bem complexos. Muitos pacientes chegam com patologias de base descompensadas e aqui eles têm um atendimento multiprofissional, são reabilitados e são devolvidos para a sociedade. Alguns curados, ou pelo menos compensados, caso seja alguma patologia sem cura”, explica a enfermeira Natália Filgueira, que atua na Clínica Médica do HRC há quase 13 anos. Além do tratamento, Natália destaca que a internação possibilita ao paciente a aprendizagem do cuidado, fazendo com que ele possa lidar melhor com sua patologia.

A coordenadora médica do setor, Caroline Cabral, afirma que o serviço tem um impacto positivo para pacientes como seu Antonio Pedro, que precisam de um atendimento rápido e eficiente. “Como a Clínica Médica funciona com uma equipe multidisciplinar, a gente consegue dar um tratamento ao paciente como um todo. Fazemos tanto o diagnóstico, como o tratamento, e começamos a reabilitação do paciente aqui. Antigamente, esses pacientes que tinham complicações de doenças clínicas tinham que ser transferidos para Fortaleza, que fica muito distante daqui. E aqui a gente consegue dar esse serviço do início ao fim, tanto em termos de equipe, como de tratamento de alto custo”, destaca.

Formação de especialistas fortalece a assistência
Com um programa de residência médica em Clínica Médica, o HRC é local de formação de novos profissionais especialistas, o que contribui para a qualificação contínua do atendimento. Os residentes acompanham de perto os casos mais complexos sob a supervisão de médicos experientes, aplicando os conhecimentos na prática.

“A residência médica em Clínica Médica é um ganho tanto para o hospital, quanto para os pacientes, porque um profissional mais bem formado consegue dar maior qualidade de assistência e devolver mais rapidamente esse paciente para a sociedade da melhor forma”, conclui a médica Caroline Cabral.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال