A Ambiental Crato realiza o teste de fumaça para vistoriar o sistema de esgotamento sanitário em ruas do bairro Pantanal. O teste acontece com o auxílio de um insuflador de fumaça em Poços de Visita (PV), o equipamento ajuda a identificar irregularidades e contribuições indevidas na rede de esgoto. A atividade acontecerá das 8h às 17h deste sábado (01/03/2025).
A intervenção tem como objetivo auxiliar no diagnóstico operacional da rede que opera nas ruas Francisco José Agostinho, Fortaleza, José do Vale Arrais Feitosa, Anuzia Pinheiro Rolim, Teresina, Gerson Zabulom, Aracaju, José Honor de Brito, Geraldo Murici, José Eurico, Salvador, Recife, rua C, Rua D, rua E e Travessa São Sebastião. Os locais indicados foram escolhidos especialmente pelo volume de esgoto que a tubulação da região transporta, diariamente, até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pantanal, no Crato.
Tadeu Bezerra, Gerente de Unidade da Ambiental Crato, destaca que o teste é essencial para a ampliação da eficiência do sistema de esgotamento sanitário na cidade. “Por meio desse teste, nós conseguimos observar se existem contribuições de águas pluviais sobrecarregando a rede de esgoto. Essa verificação nos possibilita agir de modo mais objetivo e assertivo, assegurando a continuidade do bom funcionamento do sistema de coleta e tratamento de esgoto. Além disso, o teste vai nos orientar para ações preventivas na rede, levando em conta que estamos no período chuvoso”, explica.
A injeção de fumaça na rede é feita por meio do equipamento insuflador acoplado aos Poços de Visita (PVs), também conhecidos como tampas de esgoto. Essa fumaça segue pela tubulação de esgotamento sanitário até retornar à superfície. Dependendo do local onde ela emergir, como bocas de lobos, ralos ou caixa de passagem, por exemplo, é possível identificar um provável ponto de irregularidade ou de lançamento de água da chuva na rede de esgoto.
“Esta atividade também tem caráter preventivo, uma vez que através dela é possível mitigar as chances de extravasamento no período de maiores chuvas, normalmente compreendido entre os meses de fevereiro e maio”, reforça. Segundo o gerente, caso seja encontrada alguma inconformidade na rede, a Ambiental Crato atuará de maneira educativa, a fim de conscientizar sobre o impacto de conexões de drenagem na rede de esgoto.
Durante os testes, a fumaça pode aparecer em ralos e pias de banheiros e cozinhas dos imóveis. A Ambiental Crato garante que o morador não precisa se preocupar, pois o material não é tóxico e não apresenta riscos à saúde de pessoa, animais ou ao meio ambiente.
Tags
Cariri