O Tribunal Regional Eleitoral no Ceará (TRE-CE) informou que o município de Juazeiro do Norte, distante 527 km de Fortaleza, atingiu a marca de 200 mil eleitores, e passa assim a ser o terceiro município do Estado que pode ter uma eleição para prefeito decidida em segundo turno.
Anteriormente, apenas Fortaleza e Caucaia podiam ter segundo turno. Nas últimas eleições, em 2024, a cidade do Cariri esteve bem próxima de também poder, chegando à marca de 198.133 eleitores cadastrados, apenas 1.867 eleitores a menos do que o necessário.
O presidente do Tribunal, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, natural de Juazeiro, chegou a transferir o título eleitoral de volta para o Município, na expectativa de ajudar a marca a ser alcançada ainda em 2024.
Com relação à eleição anterior, Juazeiro do Norte viu crescer em 16 mil o número de eleitores. Durante o período entre as eleições 2020 e 2022, a cidade esteve muito próxima da meta de 200 mil, mas o número total acabou caindo devido aos pedidos de transferência de residência eleitoral para outros municípios.
Quando há segundo turno
Em municípios brasileiros com mais de 200 mil habitantes, uma eleição majoritária para o Poder Executivo (presidente, governador ou prefeito) dá a vitória ao candidato que atingir a maioria absoluta dos votos válidos, ou seja, mais da metade dos eleitores — o famoso 50% mais um voto. Se, apesar de o candidato ser o mais votado, ele não atingiu a maioria absoluta, acontece o segundo turno das eleições, em que a disputa ocorre com os dois candidatos mais votados no primeiro turno.
Primeira reeleição
Nas eleições 2024, Juazeiro do Norte reelegeu pela primeira vez um prefeito. Glêdson Bezerra (Podemos) obteve 83.514 votos, o que representou 53,23% dos votos válidos.
Dentre os adversários superados por Bezerra, o principal deles foi o deputado estadual Fernando Santana (PT), que detinha apoios importantes do governador Elmano de Freitas (PT), senador Camilo Santana (PT) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Santana teve 70.936 votos, o que representou 45,21% dos votos válidos.
Fonte: O Povo
Tags
Política