Por Pedro Alves / Site Mais Cariri
Com 51 milímetros (mm), Missão Velha registrou a maior chuva do Ceará entre às 7h de quinta-feira (16/01/2025) e às 7h desta sexta-feira (17), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Ao todo, as precipitações banharam 41 municípios, sendo 15 localizados na região do Cariri.
Os maiores volumes pluviométricos no Cariri, além de Missão Velha, foram em Barbalha, 50 mm; Milagres, 46.6 mm; Caririaçu, 42 mm; Juazeiro do Norte, 26 mm; Aurora, 20,2 mm; Brejo Santo, 15,6 mm; Santana do Cariri, 14 mm; e Crato, 12 mm.
A previsão da Funceme para o final de semana aponta que a aproximação do centro seco do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que se desloca do Leste da região Nordeste do Brasil na direção do estado do Ceará, deve inibir a formação de nuvens carregadas, garantindo predomínio de tempo mais estável ao longo desta sexta-feira (17/01). Mesmo assim podem ocorrer chuvas muito fracas e isoladas devido a efeitos locais e sistema de brisa. O céu deve variar de parcialmente nublado a poucas nuvens no Ceará.
A partir de amanhã (sábado 18/01), há indicativo de aumento da nebulosidade no CE, com chuvas mais expressivas em todas as macrorregiões, principalmente no noroeste do estado no sábado e na faixa litorânea e no Cariri para domingo (19).
A Zona de Convergência Intertropical encontra-se localizada em torno da linha do Equador, e não deve influenciar o tempo no CE no decorrer dos próximos dias.