O Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), em Fortaleza, e o Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, comemoram a qualidade e a segurança dos serviços de análises clínicas, certificadas pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ). Os laboratórios dessas unidades da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) alcançaram o conceito “Excelente” na certificação da instituição, que reúne mais de 6.000 laboratórios clínicos e serviços de hemoterapia do país.
Em seu primeiro ano de participação no programa, o Laboratório do Helv atingiu uma média de 95,54% no percentual de acerto dos resultados. Mensalmente, o PNCQ envia amostras-controle para todos os laboratórios participantes do programa. O coordenador do serviço, Richard Cavalcante, explica que essas amostras são processadas como se fossem amostras de pacientes reais.
“Os resultados são enviados de volta ao programa por uma plataforma. O PNCQ utiliza cálculos estatísticos para comparar nossos resultados com os de outros laboratórios em todo o Brasil, que utilizam os mesmos equipamentos e metodologias”, detalha.
Para Cavalcante, o resultado garante que os laudos sejam totalmente confiáveis, alinhados à clínica e à fisiopatologia do paciente. “Isso proporciona mais segurança na tomada de decisões médicas. Também fortalece a credibilidade e a confiabilidade do laboratório, destacando a excelência no serviço prestado”, comemora o coordenador.
Além do controle externo de qualidade, o Laboratório do Helv adota medidas de controle interno diárias, realizando manutenções preventivas em seus equipamentos, análise de amostras de controle fornecida pelos fabricantes, validação dos resultados conforme manual e liberação dos equipamentos.“O controle externo nos permite avaliar a exatidão dos nossos resultados, enquanto o controle interno mede a precisão”, explica o coordenador do Laboratório.
A implantação e operação do Laboratório de Análises Clínicas dentro do próprio Helv completou um ano em setembro de 2024. A nova estrutura possibilitou mudanças significativas no tempo de atendimento aos pacientes e impactou positivamente no fluxo de trabalho interno. Ao longo de um ano (setembro de 2023 a dezembro de 2024), dos 658.041 exames laboratoriais liberados, 430.638 foram realizados pelo hospital.
Laboratório do HRC mantém excelência certificada pelo PNCQ há dez anos
Desde 2014, o laboratório do Hospital Regional do Cariri (HRC) tem conquistado anualmente o certificado de excelência do PNCQ. De acordo com a gerente do Laboratório do HRC, Maísa Macedo, essa certificação reflete o rigor no controle de qualidade, essencial para garantir a precisão dos exames realizados na unidade.
“Ter exames de qualidade, que vão realmente apoiar o corpo clínico para que tomem as decisões e para que seja realizado o diagnóstico correto do paciente, é de fundamental importância em um serviço de saúde, principalmente em um hospital do porte do HRC, de alta complexidade”, destaca Maísa.
Somente em 2024, foram realizados 494.063 exames laboratoriais, dos quais 94% foram realizados internamente. Deste total, 60% são representados por exames de bioquímica, 24% por exames de hematologia, e o restante do percentual por outros segmentos, como gasometrias e uranálises.
Além de atestar a qualidade dos exames, a certificação demonstra a capacidade técnica e operacional da equipe responsável pelo laboratório, o que para a gerente do serviço, é motivo de orgulho entre os profissionais, que constantemente participam de processos de educação continuada e treinamentos de atualização.
O laboratório do HRC também está passando por evolução tecnológica. “Nós estamos prestes a implantar um novo equipamento de bioquímica mais robusto, para atender ainda melhor a nossa demanda, com capacidade de processamento de mais amostras e um equipamento mais atualizado”, explica Maísa.
Tags
Cariri